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Olá este é o meu Blog elaborado no ambito da Unidade Curricular de Dificuldades de Aprendizagem II.

Visitem e descubram um pouco mais da Disortografia e o grande contributo da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem .....


Espero que gostem ;)

sábado, 12 de maio de 2012

            Características:

           A disortografia tem como principal característica a troca de grafemas. Esta troca encontra-se associada a problemas de discriminação auditiva, dificuldades em perceber os sinais gráficos (parágrafos, pontuação, etc.), assim como no uso de coordenação e subordinação das orações.
Os principais erros que uma criança com disortografia costuma apresentar são: confusão de letras (trocas auditivas de consoantes surdas por sonoras: f/v, faca/vaca, etc.), vogais nasais por orais (na/a, en/i, on/o, um/u), confusão com sílabas com sonoridade semelhante (cantarão/cantaram), confusão de letras (trocas visuais: simétricas – b/d, p/q; semelhantes - e/a, b/h, f/t; confusão de palavras com configurações semelhantes – cópia de pedreiro em vez de padeiro). Geralmente, a criança omite palavras, ordena de forma confusa as palavras, usa incorretamente os verbos e pronomes e utiliza a pontuação de forma inadequada.
Os erros sistemáticos e reiterados na escrita e na ortografia implicados na disortografia, podem ser de natureza muito diversa e classificados nas seguintes categorias:
a) Erros de carácter linguístico-percetivo:
·         Substituição de fonemas vocálicos ou consonânticos afins pelo ponto ou modo de articulação: f/z, t/d, p/b, etc.
b) Omissões
·         De fonemas, em geral consonânticos, em posição constritiva (“como” em vez de “cromo”) ou final (“pato” em vez de “patos”).
·         De sílabas inteiras (“car” em vez de “carta”).
·         De palavras.
c)      Adições
·         De fonemas por insuficiência ou exagero na análise da palavra (“cereto” em vez de “certo”).
·         De sílabas inteiras (castelolo).
·         De palavras.
c)      Inversões de sons por incapacidade de seguir a sequência dos fonemas
·         De grafemas em sílabas inversas (“aldo” em vez de “lado”), mistas (“preto” em vez de “perto”) e compostas (“bulsa” em vez de “blusa”).
·         De sílabas numa palavra.
·         De palavras.
Este tipo de erros é característico da chamada “ortografia natural”, em que a sua aprendizagem se deve realizar ao longo do primeiro ciclo do ensino básico. Estes erros são mais frequentes nos primeiros anos.
e) Erros de carácter viso-espacial:
·          Substituição de letras que se diferenciam mediante a sua orientação no espaço (d/q, p/q).
·         Substituição de letras semelhantes nas suas características visuais (m/n, o/a, i/j).
·          Escrita de palavras ou frases em espelho. Este tipo de erros é muito escasso na disortografia.
·         Confusão em palavras com fonemas que aditem dupla grafia (ch/x, s/z).
·          Confusão em palavras com fonemas que admitem duas grafias, em função das vogais (/g/, /c/).
·          Omissão da letra “H” por não ter correspondência fonética.
Os três últimos erros incluem-se na chamada “ortografia visual” já que a aprendizagem de peculiaridades ortográficas depende da memória visual.
f)       Erros de carácter visa analítico
·          Dificuldade em fazer a síntese e a associação entre fonema e grafema. Esta dificuldade leva às trocas de letras sem qualquer sentido.
g) Erros relativos ao conteúdo
·         Dificuldades em separar sequências gráficas pertencentes a dada sequência fónica, respeitando os espaços em branco.
·         União de palavras (“acasa” em vez de “a casa”).
·         Separações de sílabas que compõem uma palavra (es-tá).
·         União de sílabas pertencentes a duas palavras (estacasa).
h) Erros referentes às regras de ortografia
·          Não colocar “m” antes de “p” ou “b”.
·          Infringir as regras de pontuação.
·          Não respeitar as maiúsculas depois do ponto ou no início do texto.
·          Não hifenizar nas mudanças de linha.

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