Características:
A disortografia tem como principal característica a troca de grafemas. Esta troca encontra-se associada a problemas de discriminação auditiva, dificuldades em perceber os sinais gráficos (parágrafos, pontuação, etc.), assim como no uso de coordenação e subordinação das orações.
Os principais erros que uma criança com disortografia costuma apresentar são: confusão de letras (trocas auditivas de consoantes surdas por sonoras: f/v, faca/vaca, etc.), vogais nasais por orais (na/a, en/i, on/o, um/u), confusão com sílabas com sonoridade semelhante (cantarão/cantaram), confusão de letras (trocas visuais: simétricas – b/d, p/q; semelhantes - e/a, b/h, f/t; confusão de palavras com configurações semelhantes – cópia de pedreiro em vez de padeiro). Geralmente, a criança omite palavras, ordena de forma confusa as palavras, usa incorretamente os verbos e pronomes e utiliza a pontuação de forma inadequada.
Os erros sistemáticos e reiterados na escrita e na ortografia implicados na disortografia, podem ser de natureza muito diversa e classificados nas seguintes categorias:
a) Erros de carácter linguístico-percetivo:
· Substituição de fonemas vocálicos ou consonânticos afins pelo ponto ou modo de articulação: f/z, t/d, p/b, etc.
b) Omissões
· De fonemas, em geral consonânticos, em posição constritiva (“como” em vez de “cromo”) ou final (“pato” em vez de “patos”).
· De sílabas inteiras (“car” em vez de “carta”).
· De palavras.
c) Adições
· De fonemas por insuficiência ou exagero na análise da palavra (“cereto” em vez de “certo”).
· De sílabas inteiras (castelolo).
· De palavras.
c) Inversões de sons por incapacidade de seguir a sequência dos fonemas
· De grafemas em sílabas inversas (“aldo” em vez de “lado”), mistas (“preto” em vez de “perto”) e compostas (“bulsa” em vez de “blusa”).
· De sílabas numa palavra.
· De palavras.
Este tipo de erros é característico da chamada “ortografia natural”, em que a sua aprendizagem se deve realizar ao longo do primeiro ciclo do ensino básico. Estes erros são mais frequentes nos primeiros anos.
e) Erros de carácter viso-espacial:
· Substituição de letras que se diferenciam mediante a sua orientação no espaço (d/q, p/q).
· Substituição de letras semelhantes nas suas características visuais (m/n, o/a, i/j).
· Escrita de palavras ou frases em espelho. Este tipo de erros é muito escasso na disortografia.
· Confusão em palavras com fonemas que aditem dupla grafia (ch/x, s/z).
· Confusão em palavras com fonemas que admitem duas grafias, em função das vogais (/g/, /c/).
· Omissão da letra “H” por não ter correspondência fonética.
Os três últimos erros incluem-se na chamada “ortografia visual” já que a aprendizagem de peculiaridades ortográficas depende da memória visual.
f) Erros de carácter visa analítico
· Dificuldade em fazer a síntese e a associação entre fonema e grafema. Esta dificuldade leva às trocas de letras sem qualquer sentido.
g) Erros relativos ao conteúdo
· Dificuldades em separar sequências gráficas pertencentes a dada sequência fónica, respeitando os espaços em branco.
· União de palavras (“acasa” em vez de “a casa”).
· Separações de sílabas que compõem uma palavra (es-tá).
· União de sílabas pertencentes a duas palavras (estacasa).
h) Erros referentes às regras de ortografia
· Não colocar “m” antes de “p” ou “b”.
· Infringir as regras de pontuação.
· Não respeitar as maiúsculas depois do ponto ou no início do texto.
· Não hifenizar nas mudanças de linha.
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