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Olá este é o meu Blog elaborado no ambito da Unidade Curricular de Dificuldades de Aprendizagem II.

Visitem e descubram um pouco mais da Disortografia e o grande contributo da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem .....


Espero que gostem ;)

sábado, 12 de maio de 2012

A Disortografia e os Fatores Psicomotores

Disortografia, é a dificuldade de aprender e desenvolver a habilidade da linguagem e da escrita expressiva. Esta dificuldade pode ocorrer, ou não, associada a outras dificuldades de aprendizagem.
O desenvolvimento psicomotor abrange o desenvolvimento funcional de todo o corpo e das suas partes. Este está dividido em sete fatores psicomotores a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a noção corporal, a estruturação espácio-temporal e praxias fina e global.
A tonicidade, que indica o tono muscular, tem um papel fundamental no desenvolvimento motor, garante as atitudes, a postura, as mímicas, as emoções, de onde emergem todas as atividades motoras humanas.
O equilíbrio reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controlo postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção.
A lateralidade traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo. A lateralidade corporal capacita um indivíduo a utilizar um lado do corpo com maior desembaraço. O que geralmente acontece é a confusão da lateralidade com a noção de direita e esquerda, que esta envolvida com o esquema corporal. A criança pode ter a lateralidade adquirida, mas não saber qual é o seu lado direito e esquerdo, ou vice-versa.
No entanto, todos os fatores estão intimamente ligados, e quando a lateralidade não está bem definida, é comum ocorrerem problemas na orientação espacial, dificuldade na discriminação e na diferenciação entre os lados do corpo e incapacidade de seguir a direção gráfica.
A noção do corpo em psicomotricidade não avalia a sua forma ou as suas realizações motoras, centra-se mais no estudo da sua representação psicológica e linguística e nas suas relações inseparáveis com o potencial de alfabetização.
A estruturação espácio-temporal decorre como organização funcional da lateralidade e da noção corporal, uma vez que é necessário desenvolver a consciencialização espacial interna do corpo antes de projetar o referencial somatognósico no espaço exterior.
Praxia tem por definição a capacidade de realizar a movimentação voluntária pré-estabelecida com forma de alcança um objetivo. A praxia global está relacionada com a realização e a automação dos movimentos globais complexos, que se desenrolam num determinado tempo e que exigem a atividade conjunta de vários grupos musculares. A praxia fina compreende todas as tarefas motoras finas, onde associa a função de coordenação dos movimentos dos olhos durante a fixação da atenção, e durante a fixação da atenção e manipulação de objetos que exigem controlo visual, além de abranger as funções de programação, regulação e verificação das atividades preensivas e manipulativas mais finas e complexas.
Crianças que têm transtornos na coordenação dinâmica manual geralmente têm problemas visuomotores, apresentando inúmeras dificuldades de desenhar, recortar, escrever, ou seja, em todos os movimentos que exijam precisão na coordenação olho/mão.
A origem da disortografia pode estar associada a problemas na perceção, tanto auditiva como visual, que não permite memorizar esquemas gráficos e discriminar qualitativamente os fonemas, e ainda a problemas na atenção, que dificultam a fixação de grafemas ou de grafemas da maneira correta.
Deste modo, os fatores psicomotores que podem estar afetados na disortografia são as praxias, tanto a global como a fina, a lateralidade e a estruturação espácio-temporal.
A reeducação escolar visa uma melhoria no campo motor, que desta forma permitirá a transformação do modo de perceção e as formas de apreensão dos conteúdos. Uma nova perceção do corpo permitirá uma melhoria da relação, assim como uma mudança de comportamento, atingindo as dificuldades da criança, respeitando a individualidade e o desenvolvimento de cada criança, deste modo a reeducação escolar permite explorar pontos específicos para cada tipo de dificuldade, sejam elas de leitura, escrita, matemática, etc.

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