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Olá este é o meu Blog elaborado no ambito da Unidade Curricular de Dificuldades de Aprendizagem II.

Visitem e descubram um pouco mais da Disortografia e o grande contributo da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem .....


Espero que gostem ;)

sábado, 12 de maio de 2012

Etiologia
Segundo alguns autores as causas da disortografia podem ser do tipo percetivo, intelectual, linguístico, afetivo-emocional, e do tipo pedagógico.
Causas de tipo percetivo:
    ·         Deficiências na perceção e na memória visual e auditiva. Estas dificuldades refletem-se em problemas na discriminação de sons dos fonemas (discriminação auditiva), retenção do estímulo sonoro param posterior transcrição (memória auditiva), ou podem interferir com a evocação de algumas peculiaridades ortográficas que se apoiam na memória visual (palavras escritas com “b” ou “v”, com ou sem “h”, etc.)
    ·         Deficiências a nível espácio-temporal. Esta perceção é importante para uma correta orientação das letras, para a discriminação de grafemas quanto à sua orientação espacial (b/d, p/q, etc.) e para o adequado acompanhamento da sequenciação e ritmo da cadeia falada (cadência rítmico-temporal).
b) Causas de tipo intelectual:
    ·         Défice ou imaturidade intelectual, já que um baixo nível de inteligência determina, em muito casos, o fracasso ortográfico. Uma realização correta de transcrições implica operações de carácter lógico-intelectual que facilitam o acesso à aprendizagem do código de correspondências grafema-fonema e o conhecimento e a distinção dos diversos elementos linguísticos. Estes permitem dar sentido ao enunciado escutado e isolar corretamente as componentes de uma frase.
c) Causa de tipo linguístico:
       ·         Problemas de linguagem. Quando uma criança articula mal um determinado fonema ou o substituí por outro (s em vez de z), se necessitar de o repetir novamente para o escrever, irá repeti-lo erradamente e como tal, a sua escrita será igualmente errada.
     ·         Deficiente conhecimento e utilização de vocabulário. Quanto maior for o vocabulário da criança, mais palavras esta conhecerá e, como tal, a probabilidade de cometer erros aos escrever será menor.
d) Causas de tipo afetivo-emocional
      ·         Baixo nível de motivação. Quando a criança não está motivada para escrever corretamente, esta irá estar desconcentrada e não prestará a atenção necessária à tarefa. Como tal, pode cometer erros, mesmo que conheça perfeitamente a ortografia das palavras.
e) Causas de tipo pedagógico
    ·         O método de ensino é muitas vezes inadequado, daí esta ser uma das causas mais frequentes. A utilização de certas técnicas como o ditado, ou não respeitar a individualidade e o ritmo do aluno tornam-se prejudiciais para uma correta aprendizagem da escrita.

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