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Olá este é o meu Blog elaborado no ambito da Unidade Curricular de Dificuldades de Aprendizagem II.

Visitem e descubram um pouco mais da Disortografia e o grande contributo da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem .....


Espero que gostem ;)

sábado, 12 de maio de 2012

O que são as Dificuldades de Aprendizagem
Falamos em Dificuldades de Aprendizagem, quando a criança apresenta complicações em aprender a ler, a escrever ou a fazer cálculos matemáticos, quando comparada com outras crianças da mesma idade ou quando esta apresenta uma séria discrepância entre a capacidade intelectual e o rendimento escolar. O termo dificuldades de aprendizagem refere-se então a um grupo heterogéneo de desordens manifesta das por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio, ou habilidades matemáticas, estas desordens são intrínsecas ao indivíduo presumivelmente devem-se a disfunções do sistema nervoso central e podem ocorrer ao longo da vida. Embora as dificuldades de aprendizagem possam ocorrer concomitantemente com outras condições desvantajosas,  ( por exemplo, dificuldades sensoriais, deficiência mental, distúrbios emocionais sérios) ou com influências extrínsecas  (tais como diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada), elas não são o resultado dessas condições ou influências.
As DA mais abordadas no que respeita a educação são a Dislexia, Disortografia; Discalculia, Disgrafia e Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA).
  Dislexia é uma perturbação neurodesenvolvimental, sendo uma das perturbações infantis mais frequentes. As crianças disléxicas tendem a apresentar um conjunto alargado de dificuldades de aprendizagem e reacções emocionais secundárias decorrentes das alterações específicas nos processos de leitura e escrita.
A disortografia é a dificuldade na expressão da linguagem escrita, revelada por frases/palavras incorretamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita. Como tal, a disortografia pode ser definida como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou grafia, ou seja, a criança não respeita a individualidade das palavras, junta palavras, troca e omite sílabas e palavras.
A Discalculia é uma perturbação que se manifesta na dificuldade de aprendizagem do cálculo. Esta dificuldade pode-se manifestar em vários níveis da aprendizagem. Assim, podemos encontrar dificuldades ao nível da leitura, escrita e compreensão de números ou símbolos, compreensão de conceitos e regras matemáticas, memorização de factos ou conceitos ou no raciocínio abstracto. Podem ainda estar associadas dificuldades em aprender a ver as horas ou lidar com o dinheiro.
A Disgrafia é alteração da escrita que a afecta na forma ou no significado, sendo do tipo funcional. Perturbação na componente motora do acto de escrever, provocando compressão e cansaço muscular, que por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.
A Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) é caracterizada pela  impulsividade,  desenvolvimento anormal, desatenção e em alguns casos hiperatividade.

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