Vistem :)

Olá este é o meu Blog elaborado no ambito da Unidade Curricular de Dificuldades de Aprendizagem II.

Visitem e descubram um pouco mais da Disortografia e o grande contributo da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem .....


Espero que gostem ;)

sábado, 12 de maio de 2012

Proposta de exercícios Psicomotores na intervenção das D.A
ü  Pintar
- Solicita-se à criança que pinte um desenho, selecionado pela técnica, depois a criança deverá contar uma história expressando o que o desenho representa para si.
- Objetivos:
- Desenvolver a criatividade;
- Desenvolver a praxia fina;
- Desenvolver a apreensão;
- Promover a comunicação verbal e interpessoal;
- Exprimir sensações e sentimentos;
ü   Colar e picotar
- A criança deverá colar as partes do corpo, que estão recortadas, num desenho de um menino ou menina, fornecido pela técnica. De seguida, deverá picotar as extremidades do desenho até conseguir separar retirar o molde do corpo (o desenho também poderia ser recortado em vez de picotado).
- Objetivos:
- Trabalhar a praxia fina;
- Promover a concentração;
- Desenvolver a preensão e precisão.
ü  Música
- A criança deve ouvir as músicas, de diferentes sons e ritmos, que a técnica coloca para tocar, e exprimir os seus sentimentos e pensamentos relativamente a cada uma.
- Objetivos:
- Perceção de sons e ritmos;
- Expressar sensações;
- Distinguir sentimentos;
- Desenvolver a criatividade.
ü  Escadas
- A criança deverá encontrar-se numas escadas, e segundo as instruções da técnica terá que descer e subir o número de escadas solicitadas.
- Objetivos:
- Conhecer o cima e baixo;
- Orientação espacial;
- Conhecimento dos números, das ordens (crescente e decrescente), da soma, da subtração, entre outros.
ü  Arcos
- A técnica coloca quatro arcos no chão, posicionados de modo a formarem um quadrado. A criança deverá mover-se segundo as ordens da técnica (frente e trás, esquerda e direita).
-Objetivos:
- Desenvolver as noções de frente, trás e esquerda e direita;
- Orientação espacial;
- Coordenação motora;
 -Lateralidade.
ü O circuito
 A criança deverá ultrapassar um obstáculo saltando a pés juntos; de seguida, deverá caminhar em cima de um colchão estreito, equilibrando-se; depois terá que passar por baixo de um túnel; posteriormente saltar a pé coxinho em dois arcos e por fim derrubar os pinos com uma bola, que se encontram a uma distância de 2 metros.
- Objetivos:

- Trabalhar a praxia global;
- Trabalhar o equilíbrio;
- Trabalhar a lateralidade;
- Desenvolver a coordenação óculo-manual.

Sem comentários:

Enviar um comentário