Vistem :)

Olá este é o meu Blog elaborado no ambito da Unidade Curricular de Dificuldades de Aprendizagem II.

Visitem e descubram um pouco mais da Disortografia e o grande contributo da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem .....


Espero que gostem ;)

sábado, 12 de maio de 2012





 

A Psicomotricidade é o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade, baseando-se numa visão holística do ser humano, encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio emocionais, simbólicas e motoras. Assume-se como “uma reeducação ou terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o reeducador ou terapeuta estuda e compensa as condutas motoras inadequadas ou inadaptadas, geralmente associadas a problemas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafectivo.
O desenvolvimento dos fatores psicomotores, permite à criança melhorar a postura, a dissociação dos movimentos, a coordenação global dos movimentos, a motricidade fina, a discriminação táctil, visual e auditiva, da inclusão das estruturas espaciais e temporais, o aumento da capacidade de atenção e concentração.
A educação psicomotora é fundamental na vida da criança, e está refletida no histórico de vida do sujeito, podendo observar-se a partir daí, o desenvolvimento da criança, o seu relacionamento com o mundo, a sua interação com as pessoas, a forma como pensa e como atua, expressando as suas sensações e sentimentos, e utilizando o corpo como instrumento rico e significativo para a comunicação.


Contributos a Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem
A Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem trabalha os seguintes fatores psicomotores:
 - Tonicidade: relaxação ativa e passiva;
 - Equilibração: equilíbrio estático e dinâmico;
- Noção do corpo: conhecimento do próprio corpo e do corpo dos outros;
- Noções espaciais: direção gráfica, ordem das letras e dos números;
 - Interiorização da imagem corporal; coordenação, escrita, leitura harmoniosa, gestual, ritmo de leitura, imitação;
 - Lateralidade: identificação do lado dominante;
- Reconhecimento da direita e da esquerda; ordenação espacial, discriminação visual;
- Estruturação espácio-temporal; noções espaciais e temporais;
- Estruturação rítmica; perceção visual e auditiva;
- Identificação de ruídos e sons; identificação e combinação de letras e números, noção de esquerda e direita, alto e baixo (b / p; n / u; ou / on), dentro e fora (espaço para escrita: progressão/tamanho, ordem, orientação/cálculos);- Praxia global e fina: perturbações do grafismo (motora fina); manipulação / preensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário